Coronel da PM destrói poço do quilombo Mafra em Bequimão

Do blog do Cláudio Maranhão

Rozivaldo Ribeiro coronel da Polícia Militar do Estado do Maranhão destruiu literalmente a única fonte de água potável do quilombo Mafra, município de Bequimão, Maranhão. Um quilombo formado por cerca de 13 famílias.

O fato aconteceu ainda no final de 2009, mas só agora algumas entidades vieram tomar conhecimento. O coronel tinha que fazer um açude para ele e para tanto destruiu o poço que havia sido construído ainda na época da escravidão e era conhecido com o nome de Formigueiro. Quem informa e denuncia é a dona Canuta de 78 anos moradora antiga do quilombo.

Em abaixo-assinado dirigido ao Desembargador Ouvidor Agrário Nacional Gercino Filho a comunidade quilomola de Mafra pede simplesmente justiça. Com a destruição do poço as famílias têm que percorrer 8 km para buscar água potável. (Fonte CPT/MA)

Um comentário sobre “Coronel da PM destrói poço do quilombo Mafra em Bequimão

  1. O valor histórico dessas comunidades quilombolas para o Maranhão é imensuravél. Esse coronel não deve conhecer nada de História e muito menos da importância que os Negros vindos da África deram para a formação social do nosso Estado. Trabalho com uma comunidade nesse molde da comunidade quilombola de Mafra, e fico indignada com notícias desse tipo, pois acredito que a manutenção dessas comunidades são de extrema importancia para a preservação da nossa identidade histórica. Parabéns pelo blog, continue denunciando!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *