MA: motoristas de caminhão são flagrados fazendo transporte irregular

Do Jornal Nacional

Um acidente que deixou quatro mortos neste domingo (25), no Maranhão, expôs uma prática ilegal – e muito comum – nas ruas e estradas do estado.

MA-014, interior do Maranhão. O caminhão abarrotado de gente na carroceria transporta passageiros praticamente pendurados em cima do compartimento de cargas. Sem qualquer segurança.

O motorista sem cinto segue o caminho da imprudência, o que é comum na região. Um homem anda do lado de fora, entre a cabine e a carreta.

Segundo o Detran no estado, o transporte irregular de passageiros aparece apenas na 54ª posição entre as infrações mais cometidas.

Clique aqui e veja a reportagem

Em uma blitz, a equipe do Jornal Nacional flagrou caminhões com gente na caçamba passando tranquilamente, inclusive enquanto o comandante da operação dava entrevista.

“Não é comum. Tem que fazer a fiscalização como manda o código, a legislação”, defendeu o comandante da PM no Maranhão, o coronel Jéferson Teles.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, transportar passageiros no compartimento de carga é infração gravíssima, punida com a perda de 7 pontos e multa de R$ 191. Mas em caso de acidente, esse tipo de imprudência quase sempre custa bem mais caro.

Em São Luiz, a caminhonete que bateu em uma moto transportava 10 pessoas. A maioria na carroceria. Dois passageiros morreram na hora. O piloto e o carona da moto, também. Um bebê de 5 meses, que estava nos braços da mãe, na calçada, foi atingido e está internado em estado grave.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *