Governo abre inscrição para ‘Curso de Certificação Básica em Gestão Escolar’

MMS_3183As inscrições para o Curso de Certificação Básica em Gestão Escolar começam nesta segunda-feira (1º).

O treinamento é a primeira ação formativa do programa ‘Mais Gestão’ criado pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para fortalecer as ações de melhoria da qualidade da educação e na gestão escolar. Até 10 de agosto, os interessados podem se inscrever acessando a página da Seduc, pelo endereço www.educacao.ma.gov.br, clicando no link daplataforma e-proinfo: http://e-proinfo.mec.gov.br/

Podem se inscrever profissionais da educação da rede estadual de ensino que tenham interesse pela temática e que pretendem participar do processo seletivo democrático para gestores escolares 2016, que será realizado até o fim deste ano. Os participantes serão matriculados em turmas por Unidade Regional de Educação (URE) e terão o acompanhamento de tutores que farão a orientação de estudo.

Com carga horária de 20 horas, o curso terá 30 dias de duração e será ofertado pela plataforma e-Proinfo. O conteúdo é totalmente voltado para a compreensão dos princípios básicos da gestão escolar democrática, numa perspectiva interativa e dialógica.

Serão ofertados módulos sobre Direito Educacional; Gestão Escolar: alinhando o financeiro com o administrativo e o pedagógico; Gestão Colegiada; e Gestão Educacional. Os investimentos na implementação de ações de formação continuada para os gestores escolares e demais profissionais da educação integram o programa ‘Escola Digna’, política governamental que tem como meta elevar os indicadores educacionais no Maranhão.

Eleição de gestores 2016

A nova eleição de gestores escolares está garantida no Decreto nº 31.474, de 22 de janeiro de 2016, que define, entre outros aspectos, que o processo seletivo democrático deve ser concluído até dezembro deste ano. O processo obedece trâmites e regras da eleição anterior, regulamentada pelo Artigo nº 30.619, de 02 de janeiro de 2015. Participam das escolhas, professores, funcionários, alunos e pais de mais de 400 escolas, nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs).

O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, disse que o processo de gestão democrática representa, para os educadores maranhenses, a liberdade de expressão, de pensamento, de criação e de possibilidade de diálogo entre toda a comunidade escolar. “O governador Flávio Dino compreende que a gestão escolar democrática é aquela que rompe com as práticas individualistas e leva a produzir melhores resultados de aprendizagem. O curso que está sendo ofertado prepara, ainda mais, os educadores para esse processo democrático”.

Um comentário sobre “Governo abre inscrição para ‘Curso de Certificação Básica em Gestão Escolar’

  1. Governo abre inscrição para ‘Curso de Certificação Básica em Gestão Escolar’ – Bequimão Agora Sempre tive medo de Falar em Público, até fazer o Curso Online Como Falar em Público, agora consigo fazer excelentes palestras! Estou indicando a Meus Amigos, e Se você também tem este problema, Acesse: https://goo.gl/sXXs6z e Saiba Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *