Prorrogado prazo para que beneficiários do CNH Rural entreguem documentação

Programa CNH Rural atrai agricultores em Imperatriz. Foto: Divulgação

Programa CNH Rural atrai agricultores em Imperatriz. Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) prorrogou o prazo para entrega da documentação exigida aos selecionados no ‘Programa CNH Rural’ para 30 de setembro. Os candidatos tinham até 31 de agosto para fazer o cadastro na plataforma de Registro Nacional de Habilitação (Renach).

O controlador do Detran, João Moraes, explicou que a ampliação do prazo ocorre em decorrência da mudança do sistema de informática do órgão, que está sendo substituído. “A implantação do novo sistema exigiu um prazo maior de adaptação e padronização do atendimento para uma plataforma mais moderna e segura, por isso ampliamos o prazo para a abertura dos cadastros do CNH Rural”, destacou.

O CNH Rural vai beneficiar 2.100 trabalhadores rurais com a gratuidade do processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, destinada à condução de motocicletas. Por isso, os selecionados devem comprovar que residem no campo e desenvolvem atividade rural, apresentando comprovante de residência e a Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP).

Também são documentos obrigatórios para abertura do cadastro, a cópia da Carteira de Identidade e CPF, certidão ou declaração emitida por instituição de ensino registrada no Conselho Estadual de Educação, comprovando que o candidato concluiu o ensino fundamental, e as certidões negativas de ações civil e criminal da Justiça Estadual e Federal.

As listas com os selecionados e excedentes está disponível na página:www.detran.ma.gov.br/cnhrural. No mesmo endereço, o candidato pode tirar outras dúvidas sobre essa etapa do Programa CNH Rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *