Bequimão recebe ‘Mutirão do Glaucoma’, nesta sexta-feira (10)

Foto-1-Mutirão-do-Glaucoma-Fotos-Franscisco-CamposO município de Bequimão recebe, nesta sexta-feira (10), o Mutirão do Glaucoma.  A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital do Olho e a Oftalmo Day Clinic. O atendimento será realizado no Centro de Saúde de Bequimão – Rua Capitão José Castro, n.º 5 – Centro, a partir das 8h. O mutirão ocorrerá ainda em toda regional de Saúde de Pinheiro e no município de Alcântara.

Com a promoção de consultas e exames, o objetivo do Governo é estimular o diagnóstico precoce e encaminhar o paciente para o tratamento adequado. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontam que, somente no primeiro mês deste ano, foram contabilizados mais de 4 mil atendimentos em mais de quarenta municípios de seis regionais de saúde. Destes, 47% foram diagnosticados com o glaucoma.

“A SES está programando mais mutirões, pois temos uma demanda alta para glaucoma e catarata. Os mutirões são uma medida rápida e eficiente de diminuir a espera desses pacientes pelos exames e tratamentos”, disse a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Larissa Cavalcanti.

Durante o mutirão, além da consulta, os pacientes realizam exames e, segundo diagnóstico, recebem a medicação logo após o atendimento, além de serem encaminhados ao tratamento. Com avaliação do médico, o diagnóstico é dado em questão de poucos minutos, por meio dos exames de campimetria, a tonometria e a fundoscopia.

“O diagnóstico é imediato. Mas cada exame tem uma função específica, por exemplo, o fundo de olho (fundoscopia) nos ajuda a diagnosticar o glaucoma, já o dado da pressão intraocular nos ajuda a decidir por qual esquema de tratamento optar para cada paciente”, explicou o oftalmologista Ricardo Pimenta.

Os pacientes diagnosticados com glaucoma recebem tratamento totalmente gratuito, os colírios são distribuídos pelas redes municipais e estaduais de saúde, por meio do SUS. Além do glaucoma, os mutirões realizados pela SES revelam catarata e pterígio como as doenças mais frequentes no diagnóstico dos pacientes.

“Nos mutirões, os pacientes têm acesso a atendimento de qualidade e recebem acompanhamento dos médicos para que o caso tenha evolução e o tratamento possa ter sucesso. O paciente já sai das consultas ou com a medicação para realizar o tratamento ou com um encaminhamento para realizar outro procedimento, como as cirurgias”, explicou a secretária adjunta Larissa Cavalcanti.

Sobre o glaucoma

O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada à pressão ocular alta e que raramente apresenta sintomas, o que a torna uma doença silenciosa e perigosa. Segundo a OMS, existem 65 milhões de glaucomatosos em todo o mundo, sendo que, a cada ano, surgem mais 2,4 milhões de casos. A prevalência de cegueira por glaucoma é de 5,2 milhões de pessoas, representando a segunda causa de cegueira no mundo e a maior causa de cegueira irreversível.

Estima-se que, no Brasil, existam cerca de um milhão e meio de portadores de glaucoma sendo que a metade deles não sabe que possuem a doença. “A maioria dos casos não tem sintomas e é esse o perigo, porque geralmente quando o paciente descobre a doença, já está em um estágio avançado, o que pode, em alguns casos, levar o paciente a perder a visão”, explicou o cirurgião e diretor do ‘Programa do Glaucoma’ no Maranhão, Heron Simões.

Mutirão do Glaucoma – 10, 11 e 12 de fevereiro

Sexta-feira (10)

Manhã – a partir das 8h

Alcântara

Posto de Saúde Caravelas – Rua Dr. Silva Maia, n.º 130, Caravelas

Presidente Sarney

Unidade de Saúde Novo Horizonte – Rua Principal, s/n, Bairro Novo, em frente à Semus

Apicum-açu

Unidade Mista Nossa Senhora De Fátima – Avenida Tancredo Neves, 84, Centro

Tarde – a partir das 14 horas

Pinheiro

Centro de Especialidade Médica de Pinheiro (CEMP) – Rua Viriato Costa, s/n, Centro

Bacuri

Centro de Saúde Irmã Clara – Rua Presidente Kennedy, Piquizeiro

Sábado (11)

Manhã – a partir das 8h

Turiaçu

Hospital Elvira Carvalhal – Rua Paulo Ramos, s/n – Centro

Cedral

UBS Nossa Senhora da Assunção – Avenida Mariano Victal de Negreiros, nº 1 – Centro

Próximo ao campo da aviação

Serrano do Maranhão

Hospital Municipal Neredes Rodrigues – Avenida das Palmeiras, s/n, Pracinha

Tarde – a partir das 14 horas

Santa Helena

Hospital Municipal de Santa Helena

Mirinzal

UBS Maria José Gonçalves – Avenida Maria Firmina S/N Centro

Cururupu

Secretaria Municipal de Saúde – Rua Ático Seabra, s/n, Centro

Domingo (12)

Manhã – a partir das 8 horas

Pedro do Rosário

Posto de Saúde da Sede – Avenida Gov. Roseana Sarney, s/n, Centro

Central do Maranhão

Posto de Saúde Nossa Senhora da Conceição

Porto Rico do Maranhão

Unidade Mista de Porto Rico/Hospital – Avenida Castelo Branco, Centro

Tarde – a partir das 14 horas

Peri-Mirim

Posto de Saúde do Portinho

Guimarães

UBS Olavo Cardoso – Bairro Nova Vila

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *