Festa do Divino de Alcântara contará com apoio cultural do Governo do Estado

unnamed (1)Uma das manifestações religiosas mais tradicionais do Estado, a Festa do Divino Espírito Santo realizada na cidade de Alcântara, já tem apoio cultural garantido. No último fim de semana, o secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino, em visita às Casas de Cultura de Alcântara vinculadas ao Estado, garantiu o apoio do Governo do Maranhão aos festejos que anualmente atraem centenas de turistas à cidade histórica.

“Como todos os anos o Governo do Maranhão continuará apoiado e incentivado a Festa do Divino de Alcântara pela sua importância na preservação da nossa cultura, além de alavancar o turismo e garantir mais emprego e renda para a população do município”, confirmou o secretário.

O secretário Diego Galdino visitou os dois equipamentos de cultura vinculados à Sectur em Alcântara, a Casa do Divino e o Museu Histórico de Alcântara. As duas casas de cultura integram o roteiro turístico e são parte do patrimônio cultural da cidade, servindo como espaço de registro, divulgação, revitalização de sua história, tradição e cultura.

Para o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, o apoio do Governo do Maranhão este ano será muito bem vindo e ajudará a fortalecer ainda mais essa festa tão fundamental para a nossa cultura. “Conhecida mundialmente, a festa do Divino Espírito Santo de Alcântara, é marcada por 12 dias de festa onde mistura-se o religioso com o profano. Além das belezas culturais e históricas, o evento oferece ao público atrações gastronômicas, música e dança, tudo para que se tenha uma grandiosa e atrativa festa”, destacou o Prefeito.

O vereador Haroldo Júnior também manifestou sua satisfação com o apoio. “Temos certeza que esse ano de 2017 será um dos melhores anos do festejo. A Festa do Divino é a nossa maior riqueza cultural e o apoio do Governo do Estado é realmente a esperança e o estímulo que o povo de Alcântara precisa para manter viva essa tradição ímpar e de valor inestimável”, concluiu

Alcântara

No Maranhão, a cidade histórica de Alcântara abriga uma das maiores festas do Divino Espírito Santo. Com cortejos, visitas e rituais ricos em arte, roupas, canto, dança e culinária, a festa remonta os tempos áureos do Brasil Colonial.

Realizada tradicionalmente cinquenta dias após a páscoa, a festa em geral começa com  passeata e o levantamento do mastro da Imperatriz. Nos dias seguintes, a programação conta com alvorada das caixeiras e músicos, missa solene de Ascensão, na Igreja do Carmo, com a coroação da Imperatriz, cortejo pelas principais ruas de Alcântara, retornando à Casa do Divino.

Até o encerramento da festa, a população de Alcântara, assim como os visitantes, poderão conferir os cortejos, as visitas das mordomas e mordomos, procissão com a coroa do Divino e entrega de posto aos futuros festeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *