Governo Flávio Dino implanta Diques da Produção no povoado Jacioca em Bequimão

Garantir a produção agrícola e a atividade pesqueira familiar durante todo o ano. Esta é a importância do canal do Programa Diques da Produção, que começou a ser implantado pelo Governo do Maranhão, nesta segunda-feira (4), no povoado de Jacioca, no município de Bequimão.

A ferramenta dará suporte aos produtores da região no período da estiagem, que dura em média seis meses por ano. Aproximadamente, 50 famílias serão beneficiadas.

Com um investimento de R$ 269.225,63, a obra está sendo construída em uma área total de 1.200 metros, sendo 1.000m para o canal principal e 200m canal secundário, com 2.5m de altura, sendo 13,66m de base Maior e 5m base Menor.

Para vistoriar o início da obra e garantir a constante água perene na baixada, estiveram presentes na cidade o secretário de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), Márcio Jerry, representando o governador, e o adjunto de Comunicação e diretor geral da Rádio Timbira, Robson Paz.

O agricultor familiar, José Ribamar Coelho, agradece a instalação do empreendimento e fala sobre importância do Diques de Produção para Bequimão.  “Com essa obra, o nosso município dará um passo importante para a expansão, garantindo o peixe para o povo da baixada maranhense”, reforçou.

“É a primeira vez que vemos um governador beneficiando os mais pobres no Maranhão e em Bequimão”, comenta o líder comunitário, Adeildo Belo.

Para o secretário Márcio Jerry as obras vão garantir o abastecimento de água o ano inteiro para comunidades do município. O programa Diques da Produção, com obras iniciadas hoje em Jacioca, no município de Bequimão, faz parte do conjunto de ações do Governo do Maranhão, do governador Flávio Dino para garantir água perene na Baixada todos os meses do ano”, afirmou o secretário.

A moradora do povoado Jacioca, Rosa Helena, que integra a Colônia de Pescadores do município, destaca a importância da ferramenta em construção. “ Agora vai acabar com a seca. Além de ajudar na produção dos peixes, a obra trará melhorias para outros animais do nosso campo”, destacou Rosa.

Participaram ainda do início da construção do canal em Jacioca os vereadores Fredson (PCdoB) e Raquel (PSDB), os ex-vereadores Pongó (PSB) e Elanderson; a presidente do PCdoB de Bequimão, Amércia Suzane; e várias lideranças políticas e comunitárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *