Judiciário oficializa entrega de Fórum revitalizado em Bequimão

forum bequimaoO presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Cleones Cunha, oficializou a entrega das novas instalações do Fórum Judicial da Comarca de Bequimão, distante 368 quilometros de São Luís.

O Fórum – que leva o nome do “Desembargador Alcebíades Vieira Chaves” – passou por reforma geral, recebendo novo layout; serviços de limpeza; instalações de balcão de atendimento adaptado para pessoas com deficiência; colocação de portas de madeira com ferragens; instalações de luminárias; pontos elétricos, lógicos e quadro elétrico; serviços de emassamento e pintura geral, entre outras melhorias.

A juíza Michelle Amorim Sancho Souza explicou que os serviços na estrutura e regularização na entrega de material de expediente permitiram otimizar o trabalho na comarca, aumentando a produtividade e oferecendo melhores condições de atendimento aos jurisdicionados.

A magistrada falou das dificuldades que encontrou ao assumir a comarca, em novembro do ano passado, devido a problemas de desgaste do prédio, como falta de água e vazamentos no telhado. “As melhorias refletem nas condições de trabalho e ajudam a garantir ao jurisdicionado uma resposta em tempo razoável”, declarou.

O desembargador Cleones Cunha observou que essa seria uma das últimas entregas de sua gestão, que se encerra nesta sexta-feira (15). Ele ressaltou a preocupação em oferecer à população e aos servidores um espaço digno de atendimento e trabalho. “Não poderia deixar de vir a este fórum, que foi denominado em homenagem a um grande magistrado maranhense”, frisou.

A solenidade contou com a participação da Banda da Escola de Música do Município; da promotora de Justiça da comarca, Raquel Madeira Reis; do prefeito de Peri-Mirim, José Geraldo Pereira; além de vereadores, secretários, servidores e pessoas da comunidade.

BEQUIMÃO – Pertencente ao polo judicial de Pinheiro, a Comarca de Bequimão foi instalada em 1995, funcionando na Rua João Boueres, s/nº, Centro. De entrância inicial, também atende à população do município de Peri-Mirim (termo judiciário) e sedia a 111ª Zona Eleitoral.

Atualmente, tramitam na comarca de Bequimão 3.621 processos, com uma demanda média de 70 novos casos por mês. Em 2017, foram proferidas 1132 sentenças e realizadas 1009 audiências e 15 sessões do Júri Popular.

ALCÂNTARA – Ainda nesta terça-feira (12) o presidente do TJMA vistoriou as obras de recuperação do Fórum da Comarca de Alcântara.

O prédio histórico, localizado na Praça da Matriz, recebeu novos móveis; adaptações para acessibilidade de pessoas com deficiência; instalação de pontos elétricos e lógicos; instalação de ar-condicionado; pintura; revisão de cobertura, entre outros. O Fórum também recebeu equipamentos de segurança como pórticos detectores de metal e videomonitoramento.

A visita foi acompanhada pelo juiz titular, Rodrigo Otávio Terças Santos, que avaliou as melhorias como um atendimento aos reclames da população, a exemplo do acesso à sala de audiências, que antes funcionava no segundo andar.

“Trata-se de um prédio tombado, que recebe muitos jurisdicionados e visitantes, que agora contam com melhores instalações e mais segurança”, ressaltou.

De entrância inicial, a Comarca de Alcântara foi instalada em 1988 e pertence ao Polo Judicial de São Luís. Conta hoje conta com 2.000 processos em tramitação e já recebeu 808 novos processos, em 2017. Este ano, também foram despachados 3.372 processos e decididos 668, com 997 sentenças e 622 audiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *