Travessia chega a Bacabal e Pinheiro e oferece transporte gratuito a pessoas com deficiência em 22 municípios

TravessiaO serviço de transporte gratuito do Governo do Maranhão para pessoas com deficiência foi expandido mais uma vez esta semana. Com a inauguração dos novos pontos de oferta do Travessia em Pinheiro e Bacabal, chegou a 22 o número de municípios atendidos pelas vans e veículos destinados ao deslocamento de cadeirantes, deficientes visuais, crianças com micro e hidrocefalia e também idosos.

Coordenado pela Agência de Mobilidade Urbana (MOB), o serviço está completando dois anos de existência e até agora já foram mais de 26 mil atendimentos. Além da expansão para outras localidades, o serviço também será ampliado nas regionais em que existe há mais tempo, como em São Luís, que receberá duas novas vans e duas minivans, e Imperatriz.

“Na cidade de Imperatriz o número de vans será ampliado de 03 vans para 04 vans e uma minivan para atender crianças com Microcefalia e Hidrocefalia”, detalhou o presidente da MOB, Lawrence Melo.

Em São Luís, o serviço opera atualmente com quatro veículos do tipo Van. Em cada viagem são transportados três cadeirantes e três respectivos acompanhantes, além de duas pessoas com deficiência visual, totalizando oito passageiros por viagem.

Inaugurações

Com a oferta do serviço Travessia em Pinheiro e Bacabal, inauguradas nos dias 5 e 6 de novembro respectivamente, o transporte gratuito chegou a 22 municípios e será expandido para Açailândia ainda este ano.

“Este ano o serviço já foi ampliado para Pinheiro, Bacabal, Timon, Caxias, Presidente Dutra e Santa Luzia do Paruá, estamos em processo de licitação para os municípios de Açailândia e vamos iniciar a licitação de Codó”, detalhou a coordenadora do Travessia, Criciele Muniz.

Em Santa Luzia do Paruá o serviço é oferecido na modalidade Melhor Idade, destinada ao transporte de idosos e é realizado em parceria com a prefeitura, que faz o cadastro e monitoramento do atendimento. Nas demais localidades a MOB oferece o call center para cadastro de passageiros e agendamento das viagens. De acordo com a regional e municípios, são oferecidos as modalidades clássica, para o transporte de pessoas com deficiência e o especializado em idosos.

O serviço é organizado por regionais. Na de São Luís, são incluídos os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa; na região de Imperatriz, são também atendidos João Lisboa, Davinópolis, Gov. Edson Lobão e Senador La Rocque; na Região Leste, o serviço é oferecido para Caxias, Aldeias Altas, Coelho Neto e São João do Sóter e na região Central são incluídos os municípios de Presidente Dutra, Tumtum, Graça Aranha, Governador Eugênio Barros, Gonçalves Dias, Dom Pedro, Governador Archer, Santo Antonio dos Lopes e Capinzal do Norte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *