Dos deputados federais mais votados em Bequimão só Márcio Jerry votou a favor dos trabalhadores

Márcio Jerry-Fredson-RobsonPazSomente quatro dos 18 deputados federais do Maranhão votaram contra a Reforma da Previdência, proposta pelo governo Bolsonaro, que retira direitos dos trabalhadores.

Dos deputados federais mais votados em Bequimão, Márcio Jerry (PCdoB) foi o único a votar contra a reforma.

Josemar de Maranhãozinho (PR), Edilázio Jr (PSD) e Júnior Lourenço (PR) votaram pela aprovação da reforma, que acaba com benefícios dos trabalhadores e mantém privilégios de várias categorias.

Os demais deputados federais do Maranhão que votaram contra a Reforma da Previdência foram Bira do Pindaré (PSB), Eduardo Braide (PMN) e Zé Carlos (PT).

Os principais pontos do texto-base aprovado na comissão são: idade mínima de aposentadoria para os setores público e privado, 65 anos para homens e 62 anos para mulheres; idade mínima para professores, 60 anos para homens e 57 anos para mulheres; tempo de contribuição no setor privado, 20 anos para homens e 15 para mulheres; e no setor público, 25 anos para homens e mulheres.

Cálculo do benefício
O valor da aposentadoria será calculado com base na média de todo o histórico de contribuições do trabalhador (não descartando as 20% mais baixas como feito atualmente).
Com 20 anos de contribuição (o mínimo para os trabalhadores privados do regime geral), a pessoa terá direito a 60% do valor do benefício integral, que irá subir 2 pontos percentuais para cada ano a mais de contribuição. O trabalhador terá direito a 100% do benefício com 40 anos de contribuição.
Quem se aposentar pelas regras de transição terá o teto de 100%. Quem se aposentar já pela regra permanente não terá esse teto, podendo receber mais de 100% do benefício integral, se contribuir por mais de 40 anos. O valor, no entanto, não poderá ser superior ao teto (atualmente em R$ 5.839,45), nem inferior a um salário mínimo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *